Espaço Animal

 

 A zoologia é a ciência que estuda os animais.

 

Principais Ramos da Zoologia

 

 

 

 

 

  • Entomologia(estudo dos insetos)

  • Ornitologia (estudo das aves)

  • Malacologia (estudo dos moluscos)

  • Herpetologia (estudo dos répteis e anfíbios)

  • Ictiologia (estudo dos peixes)

  • Mastozoologia (estudo dos mamíferos)

  • Etologia (estudo do comportamento animal)

     

     

     

    Informações sobre os mamíferos [Mastozoologia] :

    A maioria dos mamíferos possui pêlos, alguns possuem o corpo parcialmente coberto,enquanto que outros possuem pêlos por todo o corpo.



    O grupo dos animais mamíferos é bastante vasto, fazem parte deste grupo os
    Marsupiais (exemplos: gambá, cangurú e coala).

    Também se incluem neste grupo animais carnívoros terrestres como, por exemplo, gato, cachorro e urso, assim como animais aquáticos como foca, leão marinho e morsa.

    Há ainda outros mamíferos aquáticos como as baleias, os golfinhos, que fazem parte da ordem cetácea (animais marinhos pertencentes à classe dos mamíferos), peixes-boi, dugongos, que são os menores membros da ordem Sirenia (ordem de mamíferos marinhos).

    Os elefantes (da ordem proboscídea) são mamíferos placentários, que se caracterizam pela presença de um nariz desenvolvido em forma de tromba; os morcegos, que são os únicos animais mamíferos (ordem Chiroptera)

    Há ainda outros mamíferos pertencentes a outras diferentes ordens como a preguiça, o
    tatu e o tamanduá (ordem Edentata); o castor, a marmota, o porco espinho e o esquilo (ordem Rodentia).


    Os Humanos também pertencem ao grupo dos animais mamíferos (ordem dos Primatas) e os macacos também seguem esta mesma ordem. 

    Curiosidade : a baleia azul (Balaenoptera musculus) é o maior mamífero do mundo. Seu comprimento é de aproximadamente 30 metros e seu peso pode chegar a 140 tonedas.

    Clique aqui para ver detalhadamente sobre os animais Mamíferos... 

     

     

     

     

     

    Informações sobre animais Répteis [Herpetologia] :

     

    Há milhares de anos nosso planeta era habitado por répteis gigantes, conhecidos pela maioria de nós como dinossauros. Eles existiram no período da Pré-História; porém, devido a mudanças climáticas no Planeta Terra, eles não sobreviveram e foram extintos. Ainda hoje, são encontrados fósseis que comprovam a existência destes grandes seres.

    Atualmente, os répteis que vivem em nosso planeta são bem menores do que seus ancestrais pré-históricos, e ocupam cinco classes distintas dentro de sua espécie: os crocodilanos (os crocodilos, por exemplo, que são encontrados somente em locais quentes), os quelônios (são os cágados e os diferentes tipos de tartarugas), os ofídios (cobras e serpentes), os sáurios (lagartos e camaleões) e o tuatra, este grupo foi o único que sobrou do grupo pré-histórico dos reincocéfalos (eles habitam unicamente a Nova Zelândia). 

    Os répteis possuem órgãos dos sentidos que lhes permitem, por exemplo, sentir o gosto e o cheiro das coisas. Os olhos possuem pálpebras e membrana nictitante, que auxiliam na proteção dessas estruturas. Eles têm glândulas lacrimais, fundamentais para manter a superfície dos olhos úmida fora da água.

     Clique aqui para ver detalhadamente sobre os Répteis...

       

     

     

     

     

     

    Informações sobre animais Insetos [Entomologia] :

     

    Os insetos são animais invertebrados e fazem parte da classe insecta. Eles são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas - mais do que todos os outros grupos de animais juntos. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos e grilos), 170 mil de Lepidoptera (borboletas), 120 mil de Diptera (moscas), 82 mil de Hemiptera (percevejos e afídeos), 350 mil de Coleoptera (besouros) e 110 mil de Hymenoptera (abelhas, vespas e formigas).

    Independente de sua classificação, o corpo de todos eles divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdome. Os insetos possuem também seis pernas anexas ao tórax e, nesta região, pode haver também duas asas ou, em alguns casos, quatro delas. 

    Grande parte dos insetos possui dois olhos, formado por vários outros menores, ou olhos simples, ou seja, tem a formação de vários olhos em um só. A respiração ocorre através de pequenos orifícios (buraquinhos) em sua pele. A grande parte dos insetos apresentam antenas que lhes proporcionam um olfato muito apurado, o que lhes permite capturar de forma mais precisa às suas presas. 

    No tocante ao seu desenvolvimento, a maioria dos insetos passa por vários estágios até chegar a fase do amadurecimento. As borboletas, por exemplo, passam por quatro fases: ovos, larvas, crisálidas e, por último, tornam-se adultas da forma como as conhecemos, com suas lindas asas coloridas e grandes. 

    Existem também, os insetos que vivem em comunidade, as formigas e as abelhas fazem parte desta categoria. Estas duas espécies são extremamente organizadas e dividas hierarquicamente (por funções). Nas colméias de abelhas, por exemplo, há a abelha rainha (responsável pela reprodução) e as operárias (que trabalham todo o tempo). 

    Clique aqui para ver detalhadamente sobre os Insetos...

     

     

     

     

    Informações sobre animais Anfíbios [Herpetologia] :

     

    Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter duas formas de vida: a fase larval e a fase adulta.
    Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.
    São animais de pele fina e úmida e não possuem pelos ou escamas.
    Os anfíbios existem há mais de 350 milhões de anos e foram os primeiros animais a apresentar musculatura para se sustentar fora da água.
    Os anfíbios são agrupados em três ordens, com ampla distribuição geográfica na terra: De acordo com a literatura são conhecidas 5.500 espécies e a anfibiofauna da América do Sul é a mais rica do planeta, com aproximadamente 1.740 espécies, distribuídas por 140 gêneros e 16 famílias. No Brasil são atualmente conhecidas 517 espécies de anfíbios
    .

    Clique aqui para ver detalhadamente sobre os Anfíbios...

     

     

     

    Informações sobre as Aves [Ornitologia] :

     

    As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado.

    As aves podem ser encontradas em todos os continentes e, atualmente, já foram descritas cerca de 12.000 espécies. Entre as espécies desse grupo há uma grande variedade de formas, tamanhos e hábitos. Existem desde espécies com poucos centímetros de altura até espécies como o avestruz, que pode atingir mais de dois metros de altura.

    Embora a maioria das aves esteja adaptada ao vôo, existem algumas exceções. O pingüim, por exemplo, não voa, mas pode nadar e mergulhar. Já o avestruz pode caminhar e correr.

    As aves surgiram durante a Era Mesozóica, cerca de 150 milhões de anos atrás. Acredita-se que
    elas evoluíram a partir de répteis bípedes, próximos aos dinossauros. O registro mais antigo de uma ave é o fóssil da espécie Archaeopteryx lithografica. Embora o Archaeopteryx possuísse penas, ele também apresentava outras características, como uma longa cauda e ossos compactos, mais semelhantes aos répteis do que às aves atuais
    .
    Clique
    aqui para ver detalhadamente sobre Aves...


     

     

     

    Informações sobre Peixes [Ictiologia] :

     

    Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas.

    A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água.

    Os peixes possuem uma visão de curta distância, embora enxerguem em todas as direções. Não conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis no corpo que lhes permitem perceber o que está ocorrendo nas proximidades. O sangue dos peixes, ao contrário do nosso, é frio.

    O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as barbatanas (nadadeiras).

    De acordo com a estrutura física, podemos classificar os peixes em dois tipos:

    - Ósseos: é a grande parte dos peixes. Possuem ossos e sistema esquelético. Fazem parte desta categoria a sardinha, a garoupa, o bacalhau, o atum, etc.
    - Cartilaginosos: não possuem ossos, apenas cartilagens que dão sustentação ao corpo. É a minoria dos peixes. Os tubarões e arraias fazem parte desta categoria de peixes.

    Curiosidade: os peixes-elétricos conseguem produzir corrente elétrica através de músculos especiais que possuem no corpo. A maioria produz uma corrente elétrica de baixa potência, porém, existem espécies que a eletricidade gerada pode afetar um homem. Existem, aproximadamente, vinte espécies de peixes-elétricos no mundo.]

     


     

     

     

     

     

  • É para rir........hihihi

     

    Esse eh o légitimo Cachorro - Quente...

     

     

    7584_012copy.gif image by Combustao

    Doces ou travessuras ??

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Vestidos para casar...

     

    Vestidos para casar [2]...

     

     

     

     

     

     

    Agora é vc que manda !!!

    Mande para nosso e-mail [ thegirlsandfun@gmail.com ] fotos de seus pets e de seu dono, a foto tem que estar com o nome do dono e do pet. No final de cada capítulo do The Girls and Fun vai aparecer o mais fofo. Além disso depois do anunciado do ganhador a foto do pet e sua dona serão colocado aqui no nosso site, na parte do " Espaço Animal " .

    Concorra...!!! 

     

     

    Os 10 cães + inteligentes...

     

    ♥ - Border Collie                         ♥ - Shetland Sheepgog

    ♥ - Poodle                                   ♥ - Labrador Retriever

    ♥ - Pastor Alemão                       ♥ - Papillon  

    ♥ - Golden Retriever                   ♥ - Rottweiler 

    ♥ - Doberman                             ♥ - Boiadeiro Australiano

     

     

    Os animais mais inteligentes do mundo...!!!

     

    Descubra quais são os animais mais espertos do mundo.

     

     

    1. - Cães. Entendem até 200 palavras e alguns sabem até contar, graças ao seu ancestral, os lobos. Como eles vivem em grandes bandos, os lobos precisam saber quantos integrantes amigos e inimigos existem na alcatéia. Os cães tem o cérebro menor que o do lobo atualmente.

     

     2.  -Abelhas Melíferas. Seu cérebro é do tamanho de uma cabeça de alfinete. Elas inventaram um jeito de falar umas com as outras sobre comida. Elas não falam, mas sim dançam.

     

     3. - Porcos. Alguns dos porcos mais inteligêntes do mundo vivem em Toledo no estado do Óregon – USA, na casa de criadores. O mais inteligênte sabe pintar e jogar basquete.

     

    4. - Cavalo. Pesquisadores estão descobrindo que os cavalos são mais inteligêntes que pensavamos.

     

    5. - Macaco Japonês. Vive nas frias florestas do Norte do Japão. Eles são famosos por sua habilidade de aprender. 30 anos atrás uma fêmea de macaco viu pessoas se banhando em uma piscina de águas quentes. Ela resolveu imitar e entrou na água. Hoje todos os macacos ficam nela para se aquecer.

     

     6. - Gralhas. Durante séculos nós as associamos a escuridão e morte. A gralha que lança nozes nas ruas do Japão.

     

     7. - Polvo. Cada tentáculo tem mente própria e cada ventosa tem sensações. Seu sistema nervoso central é tão grande e complexo que rivaliza com muitos pássaros e peixes.

     

    8. - Golfinhos. Seu grande cérebro o leva bem perto dos pescadores na costa do nosso país. Eles trabalham como cães pastores e levam tainhas para os pescadores. Este truque é praticado aqui a várias centenas de anos. A maior parte do cérebro dos golfinhos é usada para processamentos sonoros. É preciso ter muita força mental para caçar com ultrasom.

     

     9. - Chimpanzé. As vezes são tão espertos como nós, o que não é supresa porque compartilhamos 98% do material genético. O bebê chimpanzé, assim como o nosso, aprende a reconhecer a voz do tratador e responde com um olhar e sorisso. Aos 3 meses os chimpanzés e humanos analisam objetos móveis com a boca supersensível. As 6 meses o chimpanzé tem mais consciência do ambiente que um bebê humano. Só a partir de seu primeiro aniversário que os bebês humanos ultrapassam os bebês chimpanzés. E mais, chimpanzés utilizam mais de 20 tipos de ferramentas que os auxiliam na floresta.

     

     10. - Papagaios. O Kea vive nas montanhas da Nova Zelândia. Em um teste internacional de inteligência animal foi o primeiro colocado. Os carros dos estacionamentos de estações de esquí do local sabem muito bem disto porque são atacados por eles. Nas montanhas ele também da um show, resolvendo vários quebra cabeças.

    O papagaio Alex, da Universidade do Arizona,trabalha a 20 anos com sua pesquisadora e sabe identificar muitos objetos. Acredita-se que ele tenha as habilidades de uma criança de 6 anos.

     


    Crie um site grátis Webnode